No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada averigua-se a hipótese da política como caminho pedagógico e didático rico e favorável à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), no âmbito de uma mediação cultural e mistagógica do cristianismo, potencializando um diálogo entre política e religião. Em contexto escolar os conteúdos da fé não subsistem por si como verdades alternativas ou concordantes com as restantes áreas do saber. Torna-se, por isso, necessário criar então uma via que seja eficaz para esta transmissão. A relação entre política e religião, nomeadamente nas propostas que a Doutrina Social da Igreja, surge como uma possível via de trabalhar a dimensão religiosa no contexto escolar, mais concretamente, nos itinerários formativos de EMRC. Tendo isto presente é importante refletir no papel da política e da religião neste processo de transmissão religiosa e cultural. As religiões podem surgir como espaços onde as questões mais profundas do Homem são consideradas e onde se busca uma resposta. É na busca dessa resposta, que a política desempenha um papel fundamental. A política, como a religião, estimula e desafia a totalidade do ser humano. Política e religião aparecem ligadas entre si, como se fossem parentes, já que procuram o mesmo fim: o Bem Comum. Nesta ligação, a religião apresenta propostas que podem e devem influir na política. A disciplina de EMRC pode ver na atividade política uma preciosa ajuda, tanto na sua capacidade de ser símbolo, na sua capacidade de transmitir a fé, como também na sua capacidade de interpelar e por questões no interior do coração humano para assim os encaminhar num itinerário de fé. A reflexão sobre a relação entre a política e a religião deve de ajudar a disciplina nesta missão de inquietar e pôr o Homem a caminho.
Data do prémio | 22 set. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Sérgio Ribeiro Pinto (Supervisor) |
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- A missão da Igreja
- Opção fundamental pelos pobres
- Pessoa
- EMRC
- Estágio curricular
- Política
- Religião
- Cultura
- Educação
- Secularização
- Globalização e transcendência
- Mestrado em Ciências Religiosas
A política como serviço ao outro: reflexões sobre a Unidade Letiva 1 do Ensino Secundário - Política, Ética e Religião, do programa de Educação Moral e Religiosa Católica
Cardoso, J. B. C. (Aluno). 22 set. 2022
Tese do aluno