A política municipal de educação como influenciadora e reguladora dos projetos educativos dos agrupamentos de Guimarães

• Flávio Romeu de Sousa Freitas (Aluno)

O presente relatório de atividade profissional, realizado no âmbito do Mestrado emCiências da Educação- Administração e Organização Escolar, tem por objetivo refletirsobre o modo como os desígnios do Município de Guimarães são vertidos na sua políticaeducativa local, por via do seu Projeto Educativo Guimarães Cidade de Educação e comoeste, através de projetos e ações, consegue agregar e envolver os agrupamentos doConcelho potenciando na escola o desenvolvimento da política educativa municipal.Depois de uma breve passagem por dois dos modelos organizacionais, centrar-nos-emosna evolução do processo de descentralização na educação, nomeadamente a nível doquadro de competências municipais. Um processo evolutivo sempre muito conturbadoe com avanços diferenciados em função das diferentes agendas dos governos darepública. Decorrente dessa descentralização de competências o Município concebeu eimplementou o seu projeto educativo.Partindo de uma contextualização histórica, geográfica, económica e social do Municípiode Guimarães, pretende-se por um lado retratar o município e por outro fundamentara conceção do projeto educativo assente em três pilares, Guimarães Cidade Verde,Cidade da Cultura e do Conhecimento e Cidade Património Mundial, nunca descurando a questão central da igualdade social e inclusão. Em cada um desses eixos serão apresentados os projetos e as ações centrais implementadas.No entanto, e por força dos tempos de pandemia que vivemos, foi necessário readaptar e redefinir estratégias e prioridades do município na área da educação. Assim serão focadas as principais medidas adotadas no sentido de corresponder às necessidades dos alunos em tempos tão difíceis e incertos.
Data do prémio4 mar. 2021
SupervisorCarlos Estevão (Supervisor)