A presente dissertação tem como temática a prática do Empoderamento no Rendimento Social de Inserção (RSI) e como objetivo analisar as estratégias de intervenção social, que visam promover a autonomização e inserção dos beneficiários desta medida, numa base de empoderamento dos sujeitos. A escolha da temática resulta de motivações a nível pessoal, dado que o investigador está ligado, diretamente, ao RSI, e por outro lado, por ser um tema atual e a investigação sobre este tema ser escassa. O empoderamento é uma intervenção capaz de valorizar as competências pessoais, sociais, educativas e profissionais dos beneficiários e de estes conduzirem as suas próprias vidas numa perspetiva de mudança. Importa, então, perceber de que forma estes beneficiários se podem autonomizar da medida e como o empoderamento pode ajudá-los na melhoria das suas condições de vida. O estudo foi iniciado com a pesquisa documental e bibliográfica, no sentido de fazer um levantamento de bibliografia, para uma revisão da literatura existente sobre o tema. Trata-se de uma análise qualitativa, de enfoque exploratório, sendo o método selecionado o estudo de caso, que nos possibilita uma melhor compreensão do fenómeno que se pretende analisar. Como instrumento de recolha de dados, optámos pela entrevista semiestruturada a sete profissionais de Serviço Social que desempenham funções de atendimento/acompanhamento social na área do RSI.
Data do prémio | 15 jul. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Margarida Clara Oliveira dos Santos Soares Silva (Supervisor) & Alexandra Patrícia Lopes Esteves (Co-Orientador) |
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- Empoderamento
- Práticas de intervenção social
- Rendimento Social de Inserção
- Mestrado em Serviço Social
A prática do empoderamento no Rendimento Social de Inserção
Barros, P. I. D. C. (Aluno). 15 jul. 2014
Tese do aluno