OBJETIVOS: O trauma orofacial tem vindo a aumentar, podendo afetar, de forma isolada ou não, várias regiões anatómicas. Para além da análise da prevalência de lesões orofaciais pós-traumáticas, é objetivo do presente trabalho classificar as mesmas de acordo com a sua etiologia, tipo de lesão, tecido envolvido e local de origem. É objetivo específico compreender de que forma as lesões pós-traumáticas podem afetar as vítimas ao longo da sua vida, e as eventuais consequências médico-legais. Pretende-se também comprovar a necessidade de ações de sensibilização sobre como os cuidadores devem atuar no momento do traumatismo. METODOLOGIA: Os dados para este estudo foram recolhidos em dois agrupamentos de escolas públicas do concelho de Viseu durante o mês de abril de 2024. A população alvo incluiu crianças dos 3 aos 13 anos de idade, a quem foram entregues inquéritos em formato de papel, para serem respondidos no domicílio juntamente com os encarregados de educação. Após a recolha dos dados foi feita a sua codificação e inserção numa base de dados utilizando o software Microsoft Excel. A análise estatística foi realizada através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25, com um nível de significância p definido a 0.05. RESULTADOS: Este estudo incluiu uma população total de 392 crianças. 23,5% (n=92) da população em estudo sofreu algum tipo de lesão orofacial. O intervalo de idades onde a prevalência é maior é dos 6 aos 10 anos. As lesões mais frequentes foram as dentárias (52,2%). 48.9% das lesões ocorreu no domicílio. A maioria dos pais afirma existir pouca divulgação sobre a gestão da situação traumática. CONCLUSÃO: As lesões orofaciais demonstram ter uma prevalência significativa, e um impacto considerável na qualidade de vida das vítimas. Com vista à redução das consequências biopsicossociais associadas, campanhas de prevenção deveriam ser levadas a cabo por entidades competentes, a nível nacional.
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A prevalência de lesões orofaciais pós-traumáticas numa população de crianças de Viseu
Pires, A. E. (Aluno). 19 jul. 2024
Tese do aluno