A problemática do vazio e do sofrimento na perspetiva do filósofo Nägärjuna

• Alexandra Cristina Moreira Teixeira (Aluno)

O propósito do nosso trabalho visa analisar os temas do vazio e do sofrimento, dois temas de suma importância na sociedade atual, sob o olhar de um dos maiores pensadores da história da filosofia asiática Nāgārjuna. O caminho proposto passará pelo entendimento aprofundado dos seus significados, recorrendo à mediação das duas verdades, a convencional, ou relativa e a última, ou absoluta. Através destas, compreenderemos que os fenómenos não possuem substância nem natureza intrínseca, mas o que os caracteriza é a sua essencialvacuidade – um princípio que, consequentemente, contribui para a cessação do ciclo do sofrimento. De seguida, estabeleceremos as articulações entre o vazio e o sofrimento manifestadas na correta compreensão da natureza da realidade. Por fim, indagaremos a aplicabilidade e utilidade destes ensinamentos budistas no contexto atual, marcado pela omnipresente experiência do sofrimento humano, animal e ambiental à escala planetária e que elimina do nosso quotidiano a partilha de determinados sentimentos, tais como o amor, a fraternidade, a benevolência e a compaixão. A reflexão sobre estes dois temas de Nāgārjuna, transversais à história da humanidade, põe em evidência a convergência de pensamento entre religiões distintas, como o budismo e o cristianismo, ambas valorizando a experiência espiritual, meta-racional e meta-concetual, convertida no profundo silêncio, como o verdadeiro apaziguamento da mente.
Data do prémio27 jul 2022
SupervisorCarlos Bizarro Morais (Supervisor)

• Vazio
  • Sofrimento