Relatório desenvolvido no âmbito do mestrado de natureza profissional em Enfermagem na Área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria. Tem como objectivos: (a) apresentar o contexto de estágio, actividades desenvolvidas e resultados do trabalho de aprendizagem; (b) identificar as principais competências desenvolvidas nos diferentes domínios no âmbito da área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria; (c) reflectir acerca do impacto deste percurso ao nível pessoal e profissional. Utilizando uma metodologia descritiva, crítica e reflexiva, atendendo às necessidades de aprendizagem individual apresentamos o decorrer da Unidade Curricular Estágio, enquanto parte integrante do mestrado. A moldura teórica que norteou o percurso de estágio tem como tema central a promoção de saúde da criança/família. A Ordem dos Enfermeiros identifica esta como área prioritária de investigação em Enfermagem destacando “a preocupação pela produção de conhecimento que suporte uma prática baseada na evidência, mas também com a própria prática baseada na evidência como área de investigação” e “o interesse pela produção de conhecimento que suporte paradigmas emergentes de formação, nomeadamente o desenvolvimento de competências e sua certificação” (2010, p.21). Neste domínio integramos o Modelo de Promoção de Saúde desenvolvido por Nola Pender (2002) como sustentação das actividades desenvolvidas em complementaridade com os contributos teóricos de Benner (2005), Casey (1993) e documentos chave na visada área de especialização. A Unidade Curricular Estágio decorreu em locais de assistência à criança / família (centro de desenvolvimento infantil, centro de saúde, serviço de internamento de pediatria e unidade de cuidados especiais neonatais) que integraram três módulos distintos. No processo de desenvolvimento de competências integrou-se as competências já adquiridas numa óptica de formação de adultos. Das actividades desenvolvidas destacamos a identificação de estratégias de enfermagem, no âmbito da promoção de saúde, desenvolvidas pelos profissionais nos distintos locais, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado.
Data do prémio | 15 dez. 2011 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Filipa Andrade (Supervisor) |
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- Promoção de saúde
- Enfermagem pediátrica
- Competência clínica
A promoção de saúde da criança-família
Loureiro, F. (Aluno). 15 dez. 2011
Tese do aluno