A proteção dos investidores no financiamento colaborativo

• Ana Mafalda Figueiredo Teles Lopes (Aluno)

Com o desenvolvimento dos serviços de Financiamento Colaborativo, os legisladores tiveram de acompanhar esta figura, de forma a, por um lado, protegerem os seus intervenientes, e, por outro, manterem o mercado financeiro equilibrado. A figura do Financiamento Colaborativo nas modalidades de empréstimo e de capital é acompanhada de diversos riscos para os investidores, cuja identificação e caracterização constituem um dos núcleos desta dissertação. Para o efeito, teremos de entender o conceito de Financiamento Colaborativo, as suas modalidades, tipos de sujeitos usualmente envolvidos, vantagens e riscos. Depois de identificados e caracterizados os riscos, o trabalho centra-se na apresentação e análise das medidas de proteção dos investidores presentes na legislação em vigor para o Financiamento Colaborativo, tanto no plano nacional como no europeu.
Data do prémio19 mar. 2024
SupervisorFilipe Cerqueira Alves (Supervisor)

• Beneficiários
  • Financiamento colaborativo