A qualidade de informação e a dimensão das empresas em Portugal

  • Liliana Andreia Nogueiro do Campo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta tese pretende examinar empiricamente a Qualidade de Informação das Pequenas e Médias Empresas em Portugal e de que forma varia com a sua dimensão. Para o efeito, utilizaram-se as medidas dos atributos contabilísticos definidos por Francis et al. (2005), Persistência de Resultados, Alisamento de Resultados e Previsibilidade de Resultados – identificados em literatura anterior como características desejáveis dos resultados. Os atributos contabilísticos foram obtidos através da regressão de modelos AR1 panel-data adaptados do estudo Francis et al. (2005). Foram ainda documentados os valores de características observáveis intrínsecas às empresas identificadas por Dechow e Dichev (2002) – volatilidade dos resultados, volatilidade dos cash flows, volatilidade de Accruals, magnitude de Accruals e incidência de resultados negativos - e utilizados como instrumentos para operacionalizar e avaliar a medida da Qualidade de Informação da amostra.
Data do prémio8 jul. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Alves (Supervisor) & Ricardo Cunha (Co-Orientador)

Keywords

  • Accruals
  • Cash flows
  • Resultados
  • Qualidade de informação
  • Manipulação financeira

Designação

  • Mestrado em Auditoria e Fiscalidade

Citação

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