Resumo
A rádio vive hoje uma transformação devido à convergência com as plataformasdigitais. No novo cenário mediático, estar nos media sociais é a principal forma de a rádio chegar à audiência. Por isso, estes tornaram-se parte dos programas de rádio deixando-os mais interativos e com conteúdos exclusivos, e as estações elaboraram estratégias nestas plataformas para estar mais perto dos ouvintes. Os media sociais aumentaram a interação com o público, trouxeram novas formas de participação e melhoraram o espaço de intervenção dos ouvintes, de tal forma que atualmente são imprescindíveis para a rádio. O presente estudo resulta de um estágio curricular realizado na Mega Hits na área de produção do programa Drive-In, entre outubro de 2021 e abril de 2022. O principal objetivo
é compreender a forma como o programa Drive-In utiliza os media sociais para interagir com os ouvintes. Deste modo, surge a pergunta da investigação: “Como é que o programa Drive-In da Mega Hits utiliza os media sociais enquanto meio para interação com os ouvintes?”. Para responder à pergunta de investigação, foi feita uma análise de conteúdo aos media sociais da estação YouTube, Instagram e WhatsApp e aos conteúdos do programa inseridos nestas plataformas, e foram realizadas entrevistas aos animadores do programa Drive-In e à coordenadora musical da estação. Com este estudo conclui-se que o WhatsApp e o Instagram são os media sociais mais importantes para o programa e os mais utilizados pelo Drive-In. Cada plataforma tem uma função no programa: o WhatsApp serve para a comunicação imediata com os ouvintes e permite a sua participação no programa em direto, o Instagram promove o programa de modo a que os utilizadores queiram ouvir em direto e ver os seus conteúdos, e o YouTube serve
para a partilha de conteúdos exclusivos do programa.
Data do prémio | 13 dez. 2023 |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Instituição de premiação |
|
Supervisor | Nelson Ribeiro (Supervisor) |
Keywords
- Rádio
- Media sociais
- Meios de interação
- Plataformas digitais
- Convergência
Designação
- Mestrado em Ciências da Comunicação