A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel
: análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global Sales

• Maria João Cabral Afonso (Aluno)

O termo modelo de negócio é um conceito utilizado há muitos anos, relevante para a criação de negócios de sucesso. Este estudo centra-se no paradigma de modelo de negócio que descreve a forma de criação, entrega e captação de valor pelas organizações (Osterwalder & Pigneur, 2010). Assim, este estudo procura analisar, mapear e avaliar o modelo de negócio implementado pelo Grupo Rangel: Departamento de Global Sales, de forma a percecionar as vantagens e desvantagens do modelo de negócio aplicado atualmente e determinar um conjunto de sugestões para uma futura implementação. Num primeiro momento foi realizada uma organização e sistematização da literatura referente à origem e desenvolvimento do conceito de modelo de negócio, modelo de negócio sustentável, business model canvas, inovação e métodos de avaliação de um modelo de negócio, possibilitando, assim, a elaboração de um enquadramento teórico com foco nos conceitos nucleares presentes na literatura, para depois estes serem aplicados num caso real de uma empresa, com a intenção de perceber como se ajustam e se adequam a esse contexto. Num segundo momento, realizou-se uma introdução e uma descrição do Grupo Rangel e do departamento de Global Sales e dos respetivos processos. Num terceiro momento procedeu-se à realização de entrevistas baseadas no questionário desenvolvido pelos autores Osterwalder e Pigneur (2010), visando a recolha de opinião de elementos corporativos sobre o modelo de negócio implementado atualmente, para, posteriormente, este ser avaliado e analisado de uma forma quantitativa através de um questionário baseado na SWOT. Os resultados obtidos com a investigação permitiram desenvolver algumas sugestões, de forma a obter uma melhor competitividade no mercado. Os resultados finais obtidos demonstraram a confirmação do potencial da abordagem de avaliação do business model canvas no departamento de Global Sales através da análise SWOT, propostas por Osterwalder e Pigneur (2010).
Data do prémio13 out. 2022
SupervisorLuis Rebelo (Supervisor)