A redescoberta de S. Rosendo, um Santo anterior à formação de Portugal

• Raquel Sofia Araújo Lima (Aluno)

O presente relatório é reportório de um estágio realizado no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais que teve lugar nas oficinas de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. No seu decorrer foi feito um estudo histórico e material, juntamente com uma intervenção de conservação e restauro numa pintura de óleo sobre madeira. A obra em causa, intitula-se “S. Miguel anuncia o Nascimento de S. Rosendo”, representando uma passagem da lenda de S. Rosendo. Enquadra-se no século XVII e o seu autor é desconhecido. Pertence à Igreja de S. Miguel do Couto, uma freguesia do concelho de Santo Tirso, porém não existem informações, nem documentos que abordem informações sobre esta. O estágio foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica para enquadramento histórico da obra, caracterização artística e iconográfica e estudo material e técnico. A necessidade de uma intervenção de conservação e restauro desta pintura advém de algumas patologias evidentes que esta apresentava, sobretudo a nível estrutural e, principal foco deste estágio, onde foi criado um sistema com perfis de alumínio que não só reforçam a união das pranchas como mantém a sua planificação. Mantendo o respeito pela integridade física e histórica da obra, todas as decisões tomadas com o decorrer desta atividade, obedeceram aos princípios basilares da conservação e restauro, como a intervenção mínima e a preferência por materiais reversíveis, com o principal objetivo de retardar o envelhecimento da obra.
Data do prémio24 fev 2022
SupervisorMaria Aguiar (Supervisor) & Vitor Teixeira (Co-Orientador)

• Pintura sobre madeira
  • Pintura século XVII