A reflection on the statistical method for trimbre synthesis

• João Emanuel Rosas Duarte (Aluno)

Atualmente há uma lacuna no desenvolvimento de possíveis aplicações expressivas dos métodos desenvolvidos nas técnicas de síntese natural. Este trabalho teve como objetivo investigar os possíveis usos expressivos do método de síntese de Josh McDermott, que emprega uma metodologia de decomposição estatística e alcançou resultados promissores no campo da psicoacústica de texturas sonoras. O estudo alterou o código computacional do método original de maneira testar a possibilidade de utilização do mesmo como um sintetizador de instrumentos e "morpher" entre samples instrumentais e texturas sonoras. Os resultados demonstram que o método falha como um sintetizador instrumental devido a uma aparente incapacidade deste na desconstrução estatística das qualidades harmónicas e tonais inerentes aos sons instrumentais, no entanto, este demonstrou bons resultados como um morpher com um alto grau de parametrização. No seu estado atual, a técnica de síntese pode ser utilizada como uma ferramenta expressiva uma vez que traz qualidades distintas de texturas sonoras aos sons instrumentais.
Data do prémio18 mai 2022
SupervisorPedro Duarte Pestana (Supervisor)

• Sintese expressiva
  • Sintese estatistica