O presente estudo, de cariz hipotético-dedutivo, procura testar empiricamente a relação entre a satisfação com a comunicação e o engagement em contextos de trabalho com regime presencial, 100% remoto e/ou híbrido, durante o período pandémico. Neste estudo participaram 164 trabalhadores, sendo que 102 se encontravam a trabalhar presencialmente e 62 estavam em regime 100% remoto ou híbrido no momento da sua participação. A recolha dos dados foi feita a partir de um questionário online construído na plataforma Qualtrics e divulgado em diversas redes sociais, tais como, Linkedin, Facebook e Instagram, através de um link. Os resultados deste estudo permitem concluir que a satisfação da comunicação pode ser considerada como propulsora do engagement. Esta relação é estatisticamente significativa e mais forte em trabalhadores que se encontram em regime de trabalho presencial do que em trabalhadores que se encontram em trabalho 100% remoto ou híbrido. O estudo procura promover o encontro de uma perspetiva sobre a relação entre a satisfação com comunicação organizacional e o engagement, mediante o regime de trabalho, de forma a se tornar um contributo para a comunidade científica. Espera-se que tenha gerado um forte contributo para futuras investigações.
Data do prémio | 29 mar. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Filipa Sobral (Supervisor) |
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- Comunicação organizacional
- Satisfação com a comunicação
- Engagement
- Trabalho presencial
- Trabalho remoto
- Covid-19
- Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos
A relação da comunicação organizacional com o engagement dos trabalhadores: uma comparação entre os regimes presencial e remoto
Gomes, D. M. (Aluno). 29 mar. 2023
Tese do aluno