A relação entre os utilizadores e as marcas no Facebook
: TMN e Vodafone em estudo

  • Rita Maria Martins Conde (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Através da presente investigação, pretendemos estudar a relação entre os utilizadores do Facebook em Portugal e as marcas presentes nesta plataforma. As principais questões exploradas são: a) o que motiva os utilizadores do Facebook a tornarem-se fãs de uma marca e a seguirem-na?; e b) quais são as suas expetativas e o que pensam sobre a utilização desta plataforma por parte das marcas?. Para responder às questões definidas, foram utilizados métodos mistos: inquérito por questionário e discussões de grupo. Estes métodos incluíram apenas os utilizadores de Facebook portugueses que seguem, no mínimo, uma marca nesta plataforma. Complementando uma abordagem exploratória mais genérica, estas questões foram aprofundadas relativamente a duas marcas nacionais - a TMN e a Vodafone – por serem as duas marcas de telecomunicações mais representativas no setor a nível nacional e por se encontrarem entre as cinco marcas com mais fãs no Facebook em Portugal. Neste sentido, propomo-nos a explicar as razões do desinteresse manifestado pelos utilizadores face às páginas destas marcas e a relação, não necessária, entre ser cliente e acompanhar, de fato, a(s) página(s) da rede no Facebook.
Data do prémio2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Manuel Seruya (Supervisor)

Keywords

  • Web 2.0
  • Redes sociais
  • Marketing digital
  • Páginas no Facebook
  • Marcas

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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