A religiosidade no século X centrada na figura de São Rosendo

• Mário Cristiano Pereira Oliveira (Aluno)

Este trabalho versa sobre uma figura histórica do século X, São Rosendo, que assume o papel de bispo, abade e pacificador da região que atualmente corresponde ao Norte de Portugal e à Galiza. Para compreender as linhas que orientam a vida de São Rosendo, procurámos primeiro compreender, ainda que de forma sintetizada, a história monásticada região mencionada. Neste sentido, falar-se-á de um período que começa na origem e forma do monaquismo nestas duas regiões até à realidade monástica de São Rosendo de forma a compreendermos em que campo religioso concreto se moveu a ação do nosso santo. Conhecer o percurso de vida de São Rosendo desde o seu nascimento até à sua morte vai ajudar-nos a compreender quem foi a pessoa de São Rosendo e que contributonos deixou, o que nos levará ao ponto que consideramos ser o mais importante neste trabalho, que é perceber, através do culto que é feito a São Rosendo, se a história e os povos se têm lembrado da intercessão divina deste santo, ou se ficou esquecido apenas como um nome entre muitos outros nomes no catálogo dos santos.
Data do prémio23 mai. 2023
SupervisorAlexandre Freire Duarte (Supervisor)

• São Rosendo
  • Religiosidade