A remuneração dos administradores e o controlo de gestão

• Ana Clara Sequeira Soares (Aluno)

A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar as diversas modalidades de remuneração que os administradores podem auferir, bem como, as principais vantagens e desvantagens inerentes a cada uma delas. Com a elaboração desta exposição, compreendemos que a política de remuneração dos membros do órgão de administração deve ser capaz de os motivar e incentivar, sem colocar em causa a sustentabilidade a longo prazo da sociedade. A remuneração deve ser uma forma de alinhamento de interesses entre administradores e acionistas, reduzindo o conflito de interesses e minimizando os custos decorrentes desta situação. Para tal, devem ser adotados mecanismos preventivos e implementados sistemas de controlo de gestão nas organizações. O facto de se tratar de um tema que ainda hoje não reúne consenso na jurisprudência e na doutrina portuguesa, bem como, a imensidão de informação que lhe é inerente, constituíram o nosso maior desafio.
Data do prémio15 set. 2023
SupervisorArmando Triunfante (Supervisor)

• Remuneração
  • Administradores