A satisfação profissional e o burnout nas equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos em Portugal

• Cristina Maria Alves Dias Henriques (Aluno)

Introdução: A prestação de cuidados domiciliários representa um desafio para os profissionais de saúde. No caso particular de serviços de cuidados paliativos (CP), estão frequentemente expostos a elementos stressantes, pela sua prática diária junto de utentes em sofrimento e próximos do fim de vida. Objetivos: Avaliar os níveis de satisfação profissional (SP) e de burnout dos profissionais das Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP), em Portugal. Identificar a associação entre a SP e o Burnout nas ECSCP enquanto promotoras da qualidade dos serviços. Metodologia: Estudo epidemiológico, analítico, observacional e transversal, integrado numa investigação do Observatório Português dos Cuidados Paliativos. A população alvo do estudo foram os profissionais das ECSCP existentes em Portugal continental e regiões autónomas, a 31 dezembro de 2017. Os profissionais responderam a um questionário disponibilizado on-line (aplicação Limesurvey) entre 26 de julho e 9 de setembro de 2018. Resultados: Com uma taxa de resposta de 42,7%, a amostra foi constituída por 35 profissionais. O nível de SP foi de 80%, sendo de 90,0% com a melhoria contínua da qualidade, 85,0% com a qualidade da prestação de cuidados e 76,0% com a qualidade do local de trabalho. O nível de burnout pessoal foi de 30,2%, relacionado com trabalho 34,9% e com o utente 20,0 %. Discussão e conclusão: Não foram encontradas associações estatisticamente significativas do burnout com as caraterísticas sociodemográficas e organizacionais da amostra. Verificámos que os níveis de burnout são influenciados, sobretudo, pela SP. Não foram encontrados estudos que avaliem a SP em CP pelo que consideramos este estudo pertinente e inovador. Os resultados, mesmo sem validade externa, constituem uma mais valia para orientar futuros estudos e servir de linhas orientadoras para uma política de gestão de recursos humanos em CP em Portugal.
Data do prémio7 mai. 2019
SupervisorManuel Luís Capelas (Supervisor)

• Cuidados paliativos
  • Cuidados paliativos domiciliários