Esta dissertação centra-se na supervisão pedagógica e tem como objetivo analisar as perceções dos docentes avaliadores e avaliados relativamente aos atos supervisivos, em que conceitos assentam e de que modo estes podem ajudar na (re)construção da sua identidade profissional. Pretendeu-se dentro de um referencial teórico sustentado, observar, analisar e interpretar o modo como os sujeitos encaram os atos supervisivos, as dificuldades sentidas por parte dos avaliadores e ainda, ao interligar a supervisão ao desenvolvimento profissional, ver de que modo este processo contribui para a construção da identidade profissional docente. Considerando o estudo feito como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação interpretativa e qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, diários de campo e inquéritos. A informação recolhida foi sujeita à análise de conteúdo proveniente dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados obtidos indicam que os sujeitos têm presente, de forma clara, as potencialidades da supervisão pedagógica e sempre que possível tentam pô-las em prática, alicerçando os atos supervisivos à reflexão e à ação formativa. Por outro lado os docentes conhecedores do processo não lhe dão crédito e muito poucos abrem as portas da sala de aula, a sua „ilha‟, continuando a fazer-se sentir, embora digam o contrário, um comportamento avesso perante o olhar do outro. Em relação às consequências poderemos concluir que o sistema dificulta a supervisão pedagógica na sua aplicação e na sua plena aceitação. Os sujeitos corroboram em termos teóricos que a supervisão permite a (re)construção da sua imagem profissional mas na prática essa função não é expressiva.
Data do prémio | 2011 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
---|
- Supervisão
- Desenvolvimento profissional
- Reflexão
- Identidade profissional
- Práticas pedagógicas
- Imagem
- Mudança
- (Re)construção
- Mestrado em Ciências da Educação
A supervisão e a (re)construção da auto imagem profissional
Duarte, M. D. F. F. D. S. (Aluno). 2011
Tese do aluno