A gestão do conhecimento é uma prática fundamental para as empresas modernas, sendo uma fonte de inovação, eficiência operacional, e a base para criar e sustentar vantagens competitivas. No entanto, um programa de gestão de conhecimento não é de organização trivial e exige que a definição correta de "conhecimento" esteja alinhada com a cultura, práticas, objetivos e estratégias de uma empresa. Esta investigação foi conduzida dentro da Unicre, uma empresa tradicional portuguesa do sector financeiro. Sendo um projeto de consultoria, o principal objetivo foi solucionar o desafio proposto cliente, sendo este o de evitar a formação de lacuna sou vazios de conhecimento, criados quando um funcionário-chave deixa a empresa e leva consigo anos de experiência que ainda não estavam cristalizados no know-how da companhia. Foram recolhidos dados qualitativos a partir de uma série de entrevistas, visitas de campo e documentos internos, que foram posteriormente analisados com o uso de métodos de codificação para testar as duas hipóteses elaboradas como prováveis causas do problema. O estudo argumentou que as lacunas de conhecimento foram criadas fundamentalmente porque o conhecimento estava mal definido na empresa, levando a sistemas que não são concebidos para o reter eficazmente. Os dados mostraram que as hipóteses explicavam parcialmente o problema, uma vez que era possível identificar outros pontos de melhoria chave para o sucesso da Unicre na gestão do conhecimento. O autor conclui com uma série de recomendações destinadas a ter impacto na cultura, nas iniciativas e na infraestrutura da empresa voltada à gestão do conhecimento.
Data do prémio | 19 out. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
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- Gestão do conhecimento
- Passagem de conhecimento
- Consultoria
A systematic consulting approach to knowledge management
Silva, P. P. M. (Aluno). 19 out. 2022
Tese do aluno