No setor do turismo a gastronomia é uma parte essencial da experiência.Consequentemente, para atrair mais turistas é necessário melhorar a experiência relacionada coma gastronomia local. Esta dissertação tem como objetivo identificar os atributos relacionados coma gastronomia asiática que mais contribuem para a intenção de revistar um país na Asia. Conhecer os hábitos gastronómicos dos turistas permite ao setor da restauração, ao turismo local e a outros serviços relacionados melhorar as suas ofertas gastronómicas e assim atrair mais turistas Ocidentais. Foi utilizada uma metodologia quantitativa para analisar um questionário com 261 respostas válidas de turistas oriundos da Europa e da América do Norte. Os Resultados indicam três variáveis que os turistas europeus e americanos valorizam: i) o local onde são servidas as refeições; ii) as emoções que a gastronomia local desperta e iii) o preço/qualidade das refeições. Adicionalmente os Turistas Europeus e Americanos consideram relevante o preço justo das refeições e a qualidade da comida. Os resultados da regressão múltipla indicam que as emoções que a gastronomia local desperta e o local onde são servidas têm impacto estatisticamente significativo na intenção de revisitar um pais Asiático. Do ponto de vista prático, é recomendado que os restaurantes e o turismo local melhorem a qualidade do serviço potenciando a ligação emocional à gastronomia e ao local com a finalidade de atrair mais turistas e aumentar a probabilidade de revisitar o país.
Data do prémio | 25 jan. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Helena Rodrigues (Supervisor) |
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- Turismo gastronómico
- Comida asiática
- Comida local
- Valor do consumo alimentar
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
A Taste of Asia: local service food experience in Asia
Nguyen, N. B. (Aluno). 25 jan. 2022
Tese do aluno