A toxina botulínica no tratamento de distúrbios temporomandibulares
: revisão sistemática

  • Matilde Martins da Silva Miroto (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: A aplicação da Toxina Botulínica (TB) no tratamento dos pacientes com Distúrbios Temporomandibulares (DTM) é pouco estudada. Assim, o objetivo fundamental desta revisão sistemática é procurar evidência científica que valide a utilização da TB no tratamento de DTM. Materiais e Métodos: A seleção dos estudos a incluir nesta revisão sistemática foi realizada por 2 investigadores independentes de acordo com as normas PRISMA, a questão de investigação pelo acrónimo PICO, e o protocolo de investigação registado no PROSPERO (nºCRD42023388330). A pesquisa incidiu em 3 bases de dados:
PubMed/MEDLINE®, Web of Science® e Cochrane®. A qualidade dos estudos foi
aferida através da checklist de Downs and Black e a concordância entre examinadores através do coeficiente de Kappa de Cohen. Recolheram-se dados referentes à data de realização dos estudos, à população envolvida (idade, género, tamanho da amostra), à marca de toxina utilizada, dosagem e locais de aplicação. Os principais resultados e as principais conclusões de cada estudo incluído nesta revisão foram analisados de forma comparativa. Resultados: Através da pesquisa nas bases de dados referidas, obtiveram se 84 artigos. Após exclusão de duplicados/triplicados obtiveram-se 76 artigos. Dos 76 foram selecionados através da leitura do título (59 artigos), leitura do resumo (36
artigos) e por fim pela leitura do artigo completo chegou-se a um total de 17 artigos incluídos para esta revisão. Foram utilizadas 3 marcas diferentes de TBA (BOTOXc Allergan®, Dysport® IPSEN, Xeomeen® MERZ) com uma média de concentração de 100U diluídas numa solução salina. A principal indicação para a aplicação de TB é patologia muscular e os locais preferenciais de infiltração são os músculos temporal e masséter. Conclusão: De um modo geral os estudos permitem concluir que o uso da toxina botulínica demonstrou eficácia para o tratamento de DTM, no entanto continua a ser um tratamento de segunda opção.
Data do prémio26 jul. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Fonseca (Supervisor) & Helena Salgado (Co-Orientador)

Keywords

  • Distúrbios temporomandibulares
  • Toxina botulínica
  • Articulação temporomandibular
  • Revisão sistemática

Designação

  • Mestrado em Medicina Dentária

Citação

'