A transformação digital nas empresas
: um estudo de caso do concelho de Póvoa de Lanhoso

  • Ana Lúcia Alves Martins (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação descreve a investigação que fizemos sobre a forma como as empresas do concelho de Póvoa de Lanhoso estão a enfrentar a chamada Transformação Digital. Estudamos as Empresas 4.0, as empresas num mundo digital em que as transações se fazem maioritariamente na Internet, das relações com os fornecedores até às relações com os clientes, a promoção, o marketing, etc.Para realizar o estudo, e para além de uma revisão cuidadosa da literatura, recorremosa quatro instrumentos específicos:- um levantamento da presença das empresas na Internet, o que fizemos manualmente,e recorrendo a dados fornecidos pela Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso,- um questionário a um conjunto significativo de habitantes de Póvoa de Lanhoso e de concelhos vizinhos, para se perceber qual a sua perceção.- um questionário a um conjunto de empresas do concelho, para se perceber o impacto do ponto de vista dos empresários;- uma entrevista semi estruturada com uma responsável municipal pelo apoio às empresas do concelho, para se entender a forma como estas transformações estão a ser percecionadas pelos próprios empresários, e de que modo o apoio disponibilizado poderá impactar no desenvolvimento da empresa.Entre o início deste estudo e a sua conclusão ocorreu o surto de Covid-19, que veio a afetar negativamente a facilidade de contactar com as empresas, mais ocupadas com os reflexos negativos da pandemia, mas por outro lado permitiu avaliar a pertinência das soluções digitais para a própria sobrevivência de muitas das empresas.O estudo termina com um capítulo de conclusões e de sugestões para trabalhos futuros.
Data do prémio18 jan. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFrancisco Restivo (Supervisor)

Keywords

  • Digital
  • Comunicação
  • Empresa
  • 4.0
  • Transformação digital
  • Redes sociais

Designação

  • Mestrado em Comunicação Digital

Citação

'