A transmediação de conteúdos jornalísticos
: uma análise da SIC Notícias interactiva

• Cláudia Morgado Cristovão (Aluno)

A digitalização dos conteúdos audiovisuais, assim como o despoletar de novos hábitos de consumo mediáticos participativos, possibilitaram o desenvolvimento de dinâmicas convergentes de adaptação dos conteúdos às diversas plataformas. A transmediação aparece como uma hipótese de resposta à conjuntura do mercado mediático, permitindo uma continuação dos conteúdos nas diferentes plataformas, enquanto explora uma experiência envolvente de interatividade entre o consumidor e o conteúdo. O trabalho propõe analisar as novas dinâmicas do mercado televisivo português, e compreender a aplicação destas estratégias no projeto da SIC Notícias Interativa. Para que tal seja conseguido, o canal interativo da MEO será analisado enquanto proposta transmediática jornalística, tendo por base as características transmediáticas estudadas ao longo do trabalho.
Data do prémio2015
SupervisorCatarina Duff Burnay (Supervisor)

• Transmediação
  • Transmediação jornalística