A vida como projeto
: problemática na adolescência : uma abordagem centrada na unidade letiva 3 do 9º ano "Projeto de vida" do programa de Educação Moral e Religiosa Católica

  • Maria do Rosário Carvalho da Silva (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório inscreve-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ciências Religiosas, e tem como principal objetivo descrever e justificar o trabalho realizado ao longo deste ano de estágio profissional. Esta explanação reflete a importância de se pensar na vida como um projeto, na adolescência, por ser uma fase de expectativas e perspetivas, num futuro em constante ebulição. Para a realização deste estágio, como estratégia pedagógica, seguiu-se o método indutivo, procurou-se promover o espírito crítico, o desenvolvimento da autonomia, bem como a elaboração de atividades e a implementação de estratégias que privilegiassem os interesses e o contexto sociocultural dos alunos. Numa época fortemente marcada pela intolerância e pela violência, pela não aceitação do estrangeiro e do migrante, é crucial dotar os nossos alunos de sensibilidade e razão para o acolhimento do Outro, aquele por quem eu também sou responsável, no sentido de os tornar participantes na construção de uma sociedade mais hospitaleira e verdadeiramente inclusiva. Assim, procura-se orientar os alunos de algumas chaves de referência, desmontando a apatia e o indiferentismo, orientando-os para a participação ativa e construtiva do seu próprio projeto.
Data do prémio6 jul. 2017
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Isabel Pereira Varanda (Supervisor)

Keywords

  • Projetos
  • Adolescência
  • Felicidade
  • Sonhos
  • Perspetivas
  • Expectativas
  • Amizade
  • Família
  • Escola
  • Responsabilidade
  • Sociedade
  • Construção
  • Vocação
  • Escolhas
  • Deus
  • Religião
  • Ensino

Designação

  • Mestrado em Ciências Religiosas

Citação

'