O presente relatório inscreve-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ciências Religiosas, e tem como principal objetivo descrever e justificar o trabalho realizado ao longo deste ano de estágio profissional. Esta explanação reflete a importância de se pensar na vida como um projeto, na adolescência, por ser uma fase de expectativas e perspetivas, num futuro em constante ebulição. Para a realização deste estágio, como estratégia pedagógica, seguiu-se o método indutivo, procurou-se promover o espírito crítico, o desenvolvimento da autonomia, bem como a elaboração de atividades e a implementação de estratégias que privilegiassem os interesses e o contexto sociocultural dos alunos. Numa época fortemente marcada pela intolerância e pela violência, pela não aceitação do estrangeiro e do migrante, é crucial dotar os nossos alunos de sensibilidade e razão para o acolhimento do Outro, aquele por quem eu também sou responsável, no sentido de os tornar participantes na construção de uma sociedade mais hospitaleira e verdadeiramente inclusiva. Assim, procura-se orientar os alunos de algumas chaves de referência, desmontando a apatia e o indiferentismo, orientando-os para a participação ativa e construtiva do seu próprio projeto.
Data do prémio | 6 jul. 2017 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Isabel Pereira Varanda (Supervisor) |
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- Projetos
- Adolescência
- Felicidade
- Sonhos
- Perspetivas
- Expectativas
- Amizade
- Família
- Escola
- Responsabilidade
- Sociedade
- Construção
- Vocação
- Escolhas
- Deus
- Religião
- Ensino
- Mestrado em Ciências Religiosas
A vida como projeto: problemática na adolescência : uma abordagem centrada na unidade letiva 3 do 9º ano "Projeto de vida" do programa de Educação Moral e Religiosa Católica
Silva, M. D. R. C. D. (Aluno). 6 jul. 2017
Tese do aluno