A voz das crianças
: conceções, atitudes e sentimentos face à diversidade

  • Ana Francisca Jegundo Rodrigues (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo, intitulado de “A voz das crianças: conceções, atitudes e sentimentos face à diversidade” tem como principal objetivo contribuir para clarificar e enriquecer o conhecimento das perceções e atitudes das crianças face à educação inclusiva. Para satisfazer este objetivo, este trabalho de investigação baseou-se numa abordagem qualitativa, onde as vozes das crianças foram ouvidas de forma a serem consideradas as suas opiniões, sentimentos e perceções, no sentido de caminhar em direção à inclusão. Assim, a metodologia adotada foi a entrevista semi-estruturada, também testes sociométricos para analisar as preferências e rejeições dos alunos nas turmas e ainda observações em sala-de-aula de forma a complementar a informação recolhida nos restantes instrumentos. Neste estudo participaram quatro turmas com diferentes idades, de um Agrupamento de Escolas no Norte do País, contraindo uma amostra de 63 participantes (n=63). Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que as crianças percecionam a diversidade como dificuldades associadas à aprendizagem e/ou comportamento, sendo que de um modo geral essas não interferem nas suas interações escolares, revelando índices de coesão grupal maioritariamente positivos. No entanto, o caminho ainda é longo e espera-se que sejam desenvolvidos mais estudos a cerca desta temática, nomeadamente ouvindo outras perspetivas e conceções de outros possíveis agentes colaborativos.
Data do prémio12 jul. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMarisa Carvalho (Supervisor)

Keywords

  • Voz das crianças
  • Educação inclusiva
  • Diversidade
  • Inclusão

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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