O presente estudo, intitulado de “A voz das crianças: conceções, atitudes e sentimentos face à diversidade” tem como principal objetivo contribuir para clarificar e enriquecer o conhecimento das perceções e atitudes das crianças face à educação inclusiva. Para satisfazer este objetivo, este trabalho de investigação baseou-se numa abordagem qualitativa, onde as vozes das crianças foram ouvidas de forma a serem consideradas as suas opiniões, sentimentos e perceções, no sentido de caminhar em direção à inclusão. Assim, a metodologia adotada foi a entrevista semi-estruturada, também testes sociométricos para analisar as preferências e rejeições dos alunos nas turmas e ainda observações em sala-de-aula de forma a complementar a informação recolhida nos restantes instrumentos. Neste estudo participaram quatro turmas com diferentes idades, de um Agrupamento de Escolas no Norte do País, contraindo uma amostra de 63 participantes (n=63). Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que as crianças percecionam a diversidade como dificuldades associadas à aprendizagem e/ou comportamento, sendo que de um modo geral essas não interferem nas suas interações escolares, revelando índices de coesão grupal maioritariamente positivos. No entanto, o caminho ainda é longo e espera-se que sejam desenvolvidos mais estudos a cerca desta temática, nomeadamente ouvindo outras perspetivas e conceções de outros possíveis agentes colaborativos.
Data do prémio | 12 jul. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Marisa Carvalho (Supervisor) |
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- Voz das crianças
- Educação inclusiva
- Diversidade
- Inclusão
A voz das crianças: conceções, atitudes e sentimentos face à diversidade
Rodrigues, A. F. J. (Aluno). 12 jul. 2022
Tese do aluno