A worldwide mapping and characterization of innovative schools

• Eduardo Amaral Macuas da Lomba (Aluno)

O modelo escolar tradicional está sujeito a uma crescente pressão social. A consciência coletiva acerca da necessidade de se encontrarem novas abordagens pedagógicas e organizacionais tem alimentado a dinâmica da inovação escolar. Nas últimas duas décadas surgiram várias escolas com modelos inovadores um pouco por todo o mundo. O presente estudo foi desenvolvido com dois objetivos: 1º - mapear a nível mundial as escolas inovadoras referenciadas por publicações académicas com alunos entre os 10/11 e os 17/18 anos de idade; 2º - identificar as dimensões de inovação escolar que essas mesmas publicações assinalam nas escolas que referenciam. Para este efeito fez-se uma revisão sistemática da literatura em inglês, português e espanhol, entre 2000 e 2021, nos motores de busca SCOPUS, Web of Science (WoS), EBSCO, Google Scholar e RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal). Pode haver um consenso cada vez mais amplo sobre a necessidade de mudança do modelo escolar atual, mas as escolas ditas inovadoras são mais eficazes na promoção da aprendizagem? Os resultados obtidos pretendem suscitar outras pesquisas que procurem responder a esta questão.
Data do prémio4 jul. 2022
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor) & Ilídia Cabral (Supervisor)

• Inovação escolar
  • Escolas inovadoras