Sabendo-se que cerca de um em cada cinco jovens irá experienciar uma perturbação mental (Stuart, 2006), e que a juventude constitui-se como uma etapa, na qual, as atitudes são maleáveis e, por conseguinte, mais facilmente modificáveis, torna-se importante desenvolver intervenções de promoção de saúde mental junto dos adolescentes, preferencialmente no contexto onde passam a maioria dos seus dias - as escolas (Corrigan & Watson, 2002; Farrer, Leach, Griffiths, Christensen & Jorm, 2008; Puolakka, Kiikkala, Haapasalo-Pesu & Paavilainen, 2011). O presente estudo insere-se no projeto “Abrir Espaço à Saúde Mental – Promoção da saúde mental em adolescentes: desenvolvimento e avaliação de uma intervenção”, tendo como objetivo geral: avaliar o impacto de uma intervenção centrada na promoção da saúde mental em jovens do 8º ano de escolaridade. No estudo participaram 214 estudantes provenientes de cinco escolas do Norte de Portugal com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Com o objetivo de avaliar o impacto da intervenção foram obtidos dois grupos aleatoriamente - grupo experimental (N=101) e grupo de controlo (N=113). A recolha de dados foi realizada através do questionário de Literacia em Saúde Mental - LSMq (Campos, Palha, Dias, Veiga & Duarte, 2012), aplicado aos participantes, de ambos os grupos, uma semana antes e após a implementação da intervenção. A intervenção foi constituída por duas sessões, com um intervalo de uma semana, tendo esta sido desenvolvida apenas no grupo experimental. Os principais resultados obtidos apontam para um impacto positivo da intervenção, nomeadamente ao nível do aumento dos conhecimentos sobre problemas de saúde mental e da redução de estereótipos, bem como o aumento de conhecimentos sobre estratégias de auto-ajuda e dos scores relativos às intenções comportamentais.Do exposto, reforça-se a importância de se realizarem mais estudos em Portugal centrados na promoção da literacia em saúde mental, de forma a se conscientizar não só os jovens, como também outras faixas etárias sobre a existência, cada vez mais frequente, de problemas de saúde mental, com vista à prevenção destes problemas, bem como à procura de ajuda o mais precocemente possível.
Data do prémio | 24 jul. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luísa Campos (Supervisor) |
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- Saúde mental
- Promoção da saúde mental
- Juventude
- Estigma
- Literacia em saúde mental
- Intervenção em contexto escolar
Abrir espaço à saúde mental: estudo do impacto da intervenção em alunos do 8º ano de escolaridade
Assunção, A. F. P. (Aluno). 24 jul. 2014
Tese do aluno