Aceitação da partilha de dados pessoais em aplicações móveis
: caso dos transportes

• Tomás Costa Pinto (Aluno)

A privacidade é uma das questões marcantes da atualidade, na era digital, em que grande parte da vida das pessoas está nos seus telemóveis, é de grande relevância estudar o seu uso e comportamentos. Existem diversas aplicações móveis disponíveis para serem instaladas nos telemóveis, e todas estas recolhem dados dos seus utilizadores, muitos destes são sensíveis e privados. A localização é uma das informações pessoais, que está à disposição das empresas tecnológicas, o crescimento da utilização de aplicações móveis de transporte faz com que a relevância de estudos como este aumentem. Esta pesquisa teve como objetivo compreender melhor os comportamentos dos consumidores de aplicações de transporte, no que concerne a partilha de informações pessoais. Para esta investigação foi realizado um questionário, que teve a participação de 250 pessoas utilizadoras de um smartphone. Foram estudados, os impactos do género, idade e propensão ao risco na vontade a partilhar. Através dos métodos usados, concluiu-se que a predisposição a partilhar é bastante influenciada pela idade e propensão ao risco. Outros aspetos como o nível de confiança e de receio na segurança dos dados armazenados, é impactado pelo sexo, idade e aversão ao risco. Para além disso, foi possível perceber os motivos que justificam as crenças e inseguranças dos consumidores, assim como alguns aspetos que aumentariam a partilha, tranquilizando os receios de quebras de privacidade.
Data do prémio10 jul. 2023
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Maria Alice Moreira Trindade (Co-Orientador)

• Geolocalização
  • Partilha de dados pessoais