Aceitação da partilha de dados pessoais em aplicações móveis
: setor do marketing

  • Marta Sofia Moreira Costinha (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Num mundo cada vez mais digital, com o setor tecnológico a evoluir a um ritmo cada vez mais acelerado, o quotidiano da população, também ele, teve de se adaptar a esta constante mudança e nova realidade. Atualmente, as aplicações móveis, também designadas por apps, são uma das ferramentas mais presentes no dia-a-dia, em todo o mundo. Estas são usados nas mais diversas tarefas e domínios, desde a organização da rotina diária até ao entretenimento ou comunicação. A partilha de dados pessoais, incluindo dados de geolocalização, é um tema marcado por benefícios e riscos. Por este motivo, é de grande relevância investigar a motivação subjacente a essa partilha, no setor do marketing. Assim, foi realizado um estudo quantitativo, através de um questionário, para avaliar a aceitação da partilha de dados pessoais de geolocalização entre os utilizadores de aplicações móveis, com base nos benefícios por eles depreendidos. Os resultados desta pesquisa sugerem que a transparência e anonimato representam componentes fundamentais para a partilha de informações pessoais. De facto, tais elementos são imprescindíveis para garantir a credibilidade e confiança na aplicação móvel em questão. Ademais, constatou-se que a predisposição em compartilhar dados de geolocalização varia consideravelmente entre as diferentes gerações. Enquanto os indivíduos mais jovens tendem a demonstrar uma maior abertura para o compartilhamento de informações, especialmente quando há benefícios envolvidos, as gerações mais maduras tendem a apresentar uma menor disposição para tal prática.
Data do prémio27 out. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Maria Alice Moreira Trindade (Co-Orientador)

Keywords

  • Dados pessoais móveis
  • Geolocalização
  • Vontade de partilhar
  • Benefícios percebidos
  • Privacidade
  • Marketing

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'