Acquisition game made simple
: Sony buys game publisher Electronic Arts

  • Jens Harry Hovestädt (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O mercado do jogo, com um volume de mercado de $300,0 mil milhões e 2,7 mil milhões de jogadores em todo o mundo, é impulsionado pela consolidação da indústria e pelas megatendências. A Sony, líder da indústria dos jogos de vídeo, tem de reagir para defender a sua posição no mercado. Portanto, esta tese trata da questão de saber se uma aquisição do fabricante americano de jogos EA pela empresa tecnológica japonesa Sony faz sentido e qual éum preço de oferta razoável. Através da avaliação da Sony, EA, e das empresas combinadas, um preço de oferta de $159,2 (prémio de 32,6% sobre 02.05.2022 preço da acção de $120,0) é fixado numa aquisição amigável. O EV a pagar de $49,7 mil milhões será pago pela Sony 60,0% ($29,8 mil milhões) através de reservas em dinheiro e 40,0% ($19,9 mil milhões) através de dívidas recentemente contraídas.A aquisição resulta em sinergias totais de $25,8 mil milhões. Após dedução do prémio e do custo de transacção e integração, as sinergias de $6,3 por $1,2 mil milhões de acções totalmente diluídas ficam em circulação para os accionistas da Sony. A transação permite, em média, um acréscimo de 12,4% nos lucros por acção para os acionistas da Sony e proporciona um valor significativo a ambas as empresas, quer de uma perspetiva estratégica quer financeira.
Data do prémio29 jun. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAntónio Borges de Assunção (Supervisor)

Keywords

  • Fusões e aquisições
  • Indústria de jogos
  • Avaliação de empresas

Designação

  • Mestrado em Finanças

Citação

'