O mercado do jogo, com um volume de mercado de $300,0 mil milhões e 2,7 mil milhões de jogadores em todo o mundo, é impulsionado pela consolidação da indústria e pelas megatendências. A Sony, líder da indústria dos jogos de vídeo, tem de reagir para defender a sua posição no mercado. Portanto, esta tese trata da questão de saber se uma aquisição do fabricante americano de jogos EA pela empresa tecnológica japonesa Sony faz sentido e qual éum preço de oferta razoável. Através da avaliação da Sony, EA, e das empresas combinadas, um preço de oferta de $159,2 (prémio de 32,6% sobre 02.05.2022 preço da acção de $120,0) é fixado numa aquisição amigável. O EV a pagar de $49,7 mil milhões será pago pela Sony 60,0% ($29,8 mil milhões) através de reservas em dinheiro e 40,0% ($19,9 mil milhões) através de dívidas recentemente contraídas.A aquisição resulta em sinergias totais de $25,8 mil milhões. Após dedução do prémio e do custo de transacção e integração, as sinergias de $6,3 por $1,2 mil milhões de acções totalmente diluídas ficam em circulação para os accionistas da Sony. A transação permite, em média, um acréscimo de 12,4% nos lucros por acção para os acionistas da Sony e proporciona um valor significativo a ambas as empresas, quer de uma perspetiva estratégica quer financeira.
Data do prémio | 29 jun. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | António Borges de Assunção (Supervisor) |
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- Fusões e aquisições
- Indústria de jogos
- Avaliação de empresas
Acquisition game made simple: Sony buys game publisher Electronic Arts
Hovestädt, J. H. (Aluno). 29 jun. 2022
Tese do aluno