Actividade social da Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade

• Francisco José Ferreira Capelas (Aluno)

As organizações sem fins lucrativos, no qual se engloba o caso específico das Instituições Particulares de Solidariedade Social, têm um impacto cada vez maior na economia portuguesa, na criação de emprego e na inclusão social. Porém, a fidelidade à missão de carácter social e aos valores nas organizações sem fins lucrativos, na actual crise económica-financeira e social constitui um desafio que urge vencer. Para o vencer, este tipo de organizações deverá conjugar esforços para assegurar a sustentabilidade económica, enfrentar concorrência mais intensa, contornar recursos escassíssimos, diversificar fontes de financiamento, lidar com o aumento do nível de exigência por parte dos stakeholders, caminhar para a profissionalização, apostar na inovação, entre outros. Este relatório aponta caminhos sob a âncora do marketing para que a Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade envolva todos os seus stakeholders, promova a sua missão, divulgue a sua actividade social e desenhe programas de captação de recursos (fundraising). Os resultados de um focus group e de um inquérito online revelaram que a instituição deve construir um relacionamento com todas as partes interessadas, alinhar os seus programas de acordo com a sua missão e valores com o intuito de criar um vínculo mútuo. Indicam ainda que é essencial partir para uma política de fidelização dos irmãos, promover o sentimento de pertença à Irmandade e comunicar mais e melhor de forma interna e externa. Assim sendo e não havendo fórmulas mágicas que vençam de imediato estes desafios, apontam-se as mais-valias que a utilização do marketing pode gerar no seio destas organizações.
Data do prémio5 mar. 2013
SupervisorSusana Silva (Supervisor)

• Organizações sem fins lucrativos
  • Marketing das organizações sem fins lucrativos