Adaptação do execution premium na Sogrape Vinhos

• Pedro Maria Côrte-Real Affonso Trigo (Aluno)

O maior dinamismo dos mercados e a relevância crescente dos ativos intangíveis na criação de valor das organizações concorreram para uma maior complexidade na sua gestão e impulsionaram o desenvolvimento de sistemas de controlo de gestão para que as organizações reajam oportunamente a alterações na envolvente e assegurem o cumprimento dos seus objetivos. Neste novo contexto, Kaplan & Norton (2008) desenvolveram um sistema integrado de gestão - Execution Premium - que articula diferentes ferramentas estratégicas e operacionais e proporciona uma visão abrangente e integrada de um ciclo de gestão, que liga a estratégia às operações. O modelo Objectives & Key Results, que foi aplicado em várias empresas tecnológicas (e.g. Google), tem vindo, recentemente, a disseminar-se por vários setores de atividade (Niven & Lamorte 2016; Doerr 2018). O modelo tem foco nas prioridades estratégicas e em períodos de cadência curtos, o que proporciona agilidade para respostas rápidas a mudanças no contexto organizacional (Niven & Lamorte 2016; Doerr 2018). A Sogrape Vinhos, que é a empresa objeto do estudo de caso subjacente a este Trabalho Final de Mestrado, implementou, recentemente, este modelo e aplica várias ferramentas associadas ao Execution Premium, mas não aplica o balanced scorecard (BSC) nem o mapa estratégico (ME) que constituem ferramentas incluídas nesse sistema. Este Trabalho Final de Mestrado constitui uma reflexão sobre a eventual utilidade da aplicação do Execution Premium adaptado à utilização do modelo OKR complementada com o ME na Sogrape Vinhos. Conclui-se que a sua aplicação contribuirá para robustecer o sistema de controlo de gestão existente e que a combinação do ME e do modelo OKR exponenciará as potencialidades de cada uma destas duas ferramentas.
Data do prémio16 jul 2021
SupervisorLuís Manuel Dionísio Marques (Supervisor)

• Sistema de controlo de gestão
  • Execution premium