Adaptação vs estandardização
: o caso Sumol Compal e os Mercados Africanos

  • José Guilherme do Vale Gonçalves da Silva (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Num panorama económico em que os mercados internos limitam o crescimento sustentável das empresas, a internacionalização é uma estratégia fulcral para as organizações poderem crescer. No entanto, na hora de internacionalizar, as organizações necessitam de decidir a estratégia de internacionalização mais benéfica, específica ao seu caso. Aqui, o dilema entre escolher uma estratégia de adaptação ou estandardização para estes mercados assume o papel central nos diferentes processos de tomada de decisão, com um foco de relevância acrescida no marketing-mix. Esta dissertação visa compreender como a análise dos mercados e suas respetivas envolventes influenciaram esses mesmos processos de tomada de decisão no caso particular de uma empresa portuguesa que atua no mercado de fast moving consumer goods, FMCG, mais especificamente no sector das bebidas, na sua internacionalização em países do continente africano. A literatura evidencia diferenças relativas à importância de esta dimensões externas às empresas. Através de entrevistas semi estruturadas às chefias desta empresa, foi possível compreender o impacto em cada departamento e as subsequentes estratégias implementadas para garantir o sucesso deste processo de internacionalização. Para os gestores, as conclusões apresentadas demonstram que por vezes a questão de adaptação e estandardização, não se aplica apenas ao marketing-mix tradicional, mas evidencia também a importância das estratégias na gestão das pessoas, provando também que estas decisões não são de extremos mas sim de espectro com diferentes graus de adaptação ou estandardização para os diferentes elementos do marketing-mix.
Data do prémio8 jul 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Silva (Supervisor)

Keywords

  • Internacionalização
  • Marketing-mix
  • Estratégia
  • Adaptação
  • Estandardização
  • Produto
  • Preço
  • Comunicação
  • Distribuição
  • Pessoas
  • Bebidas
  • PALOPS
  • Africa francófona

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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