O futebol é uma manifestação cultural que pode ter uma componente lúdica, por isso despida de qualquer aspecto conflituante, alicerçada no bem-estar e na prática do exercício desportivo mas conhece, igualmente, uma componente competitiva, que agrega e desagrega as chamadas «populações associativas». O futebol é considerado o «desportorei » por ser um desporto de massas à escala mundial com a capacidade de mobilizar números elevados de indivíduos em redor de uma disputa entre equipas oponentes e despertar os mais variados tipos de comportamentos e emoções, de acordo com os resultados e incidências do jogo. Numa sociedade contemporânea, na qual o espaço cultural, social e emocional do indivíduo se desenrola ao longo de linhas mediáticas televisão, internet, telemóveis, publicidade, etc.,- que são estruturantes da identidade, das necessidades e das expectativas, os adeptos de futebol encontram forma de expressão emocional nos sites das novas redes sociais. A dissertação apresentada tem como objectivo compreender a mediação tecnológica das emoções dos adeptos de futebol no facebook. Pretende-se compreender o adepticismo, através de uma análise de conteúdo (textual e quantitativa), resultante da presença dos adeptos na nova rede social no sentido da expressão das emoções online, decorrentes dos desempenhos, sucessos e insucessos desportivos das equipas de futebol.
Data do prémio | 15 out. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
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- Estudos de comunicação
- Adeptos de futebol
- Sites de redes sociais
- Mediação tecnológica
- Emoções
- Facebook
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Adepticismo : a mediação das emoções dos adeptos de futebol no Facebook
Bulas, S. C. D. J. (Aluno). 15 out. 2014
Tese do aluno