Adepticismo
: a mediação das emoções dos adeptos de futebol no Facebook

  • Susana Cristina de Jesus Bulas (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O futebol é uma manifestação cultural que pode ter uma componente lúdica, por isso despida de qualquer aspecto conflituante, alicerçada no bem-estar e na prática do exercício desportivo mas conhece, igualmente, uma componente competitiva, que agrega e desagrega as chamadas «populações associativas». O futebol é considerado o «desportorei » por ser um desporto de massas à escala mundial com a capacidade de mobilizar números elevados de indivíduos em redor de uma disputa entre equipas oponentes e despertar os mais variados tipos de comportamentos e emoções, de acordo com os resultados e incidências do jogo. Numa sociedade contemporânea, na qual o espaço cultural, social e emocional do indivíduo se desenrola ao longo de linhas mediáticas televisão, internet, telemóveis, publicidade, etc.,- que são estruturantes da identidade, das necessidades e das expectativas, os adeptos de futebol encontram forma de expressão emocional nos sites das novas redes sociais. A dissertação apresentada tem como objectivo compreender a mediação tecnológica das emoções dos adeptos de futebol no facebook. Pretende-se compreender o adepticismo, através de uma análise de conteúdo (textual e quantitativa), resultante da presença dos adeptos na nova rede social no sentido da expressão das emoções online, decorrentes dos desempenhos, sucessos e insucessos desportivos das equipas de futebol.
Data do prémio15 out. 2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFernando Ilharco (Supervisor)

Keywords

  • Estudos de comunicação
  • Adeptos de futebol
  • Sites de redes sociais
  • Mediação tecnológica
  • Emoções
  • Facebook

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'