A profissão docente é, hoje, uma profissão em mudança numa escola considerada como organização aprendente que tem de se adaptar a um mundo em mudança e de cuja interacção resulta uma influência mútua. Neste contexto, os professores foram confrontados com sucessivas mudanças, impostas pelas políticas educativas relacionadas com a avaliação, que geraram insegurança, mas também lançaram o desafio de novas formas de participação, de repensar conceitos relacionados com a prática pedagógica e o desenhar de novas potencialidades de (re)construção do ser professor e da cultura organizacional da escola, vislumbrando-se o seu desenvolvimento profissional. É neste cenário de mudança que se justifica o presente estudo que emergiu da conjugação de diversos factores, mormente da inquietação face ao entendimento da supervisão no contexto da avaliação inserida no âmbito da formação contínua dos docentes. Assim, o tema da investigação, conduz-nos ao problema geral do estudo que incide na dificuldade evidenciada pelos professores em adoptar práticas supervisivas promotoras do desenvolvimento profissional docente e do sucesso da escola. O caminho investigativo foi traçado com base nas questões de investigação e nos objectivos gerais e específicos alicerçados no enquadramento teórico. Assim, o estudo empírico centrou-se nas opções metodológicas, tendo em consideração a recolha de informações acerca do trabalho desenvolvido pelos professores do Subdepartamento de Português da Escola MS, as suas concepções e representações da avaliação, da supervisão, do desenvolvimento profissional e das dimensões da prática docente. Adoptámos uma metodologia mista, pois utilizámos abordagens tanto quantitativas (inquérito por questionário) como qualitativas (entrevista semi-estruturada) no intuito de fazer convergir dados obtidos através de fontes diversas. A leitura reflexiva dos resultados conduziu-nos às seguintes conclusões: dificuldade em equacionar supervisão e avaliação em simultâneo, resultante do modelo avaliativo em vigor; porém, há o reconhecimento do contributo da supervisão para melhorar o desempenho do professor e o seu desenvolvimento profissional; uma cultura profissional individual, uma cultura organizacional tradicional (descoordenação de horários; burocratização do trabalho do professor) impossibilita o trabalho colaborativo, de entreajuda, de uma prática que pode ser teorizadora de novas práticas. É premente repensar o potencial da prática supervisiva na renovação da pessoa professor e da escola rumo ao sucesso e ao bem-estar.
Data do prémio | 31 out. 2011 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
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- Prática supervisiva
- Desenvolvimento profissional
- Escola aprendente e de sucesso
- Cultura profissional
- Cultura organizacional
- Trabalho colaborativo
- Bem-estar docente
- Mestrado em Ciências da Educação
Adopção de práticas supervisivas e desenvolvimento profissional : um contributo para o bem-estar docente
Graça, C. T. C. M. (Aluno). 31 out. 2011
Tese do aluno