AFASIC Language Checklist
: versão pré-escolar : conclusão da validação para a população portuguesa

  • Elisabete da Silva Ferreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente trabalho visa a conclusão da adaptação portuguesa de uma escala de rastreio intitulada AFASIC Language Checklist (pré-escolar) destinada a educadores de infância para o despiste de alterações de linguagem e fala de crianças entre os 4 e os 5 anos. Participaram nesta adaptação 34 educadores de infância e 170 crianças, cinco por cada educador, do Norte, Centro e Sul do país. Cerca de metade dos dados foram recolhidos por Brito (2010) e os restantes recolhidos no decorrer do presente trabalho. A escala apresentou uma boa consistência interna (α de Cronbach=0,80) e correlações significativas entre as várias secções que a compõem. A análise da validade convergente, efectuada com um teste formal de avaliação do desenvolvimento da linguagem, mostrou também boas qualidades métricas, com correlações muito significativas entre os dois instrumentos (p= 0,000). A escala revelou-se discriminativa quanto à idade e não se verificaram diferenças decorrentes do género ou do meio socioprofissional. Foi estabelecido um ponte de corte de 39 pontos que irá permitir a sinalização de mais de 75% das crianças com perturbação mais grave, da compreensão e expressão. Os resultados obtidos permitem concluir que a versão portuguesa desta escala constitui efectivamente um instrumento válido e fiável de despiste do desenvolvimento da linguagem para idade pré-escolar e indicado para educadores de infância.
Data do prémio2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Emília Santos (Supervisor)

Keywords

  • Desenvolvimento da linguagem e fala
  • Idade pré-escolar
  • Educadores de infância
  • Rastreio

Designação

  • Mestrado em Linguística Clínica

Citação

'