O presente estudo visa sobre o modo como as empresas gerem os seus objetivos sociais e financeiros, e as razões que sustentam o processo de definição da responsabilidade social. Com base em casos de estudo, levados a cabo através de 12 entrevistas, foram encontradas 4 trajetórias que dependem da compreensão e interpretação pelo líder da empresa sobre os dois objetivos e o nível de satisfação destes. Primeiro, em caso de conflito entre os objetivos, as empresas focadas no impacto social tendem a decidir pela alteração dos seus objetivos financeiros. Seguida, se a relação estiver estabelecida através de uma hierarquia, haveria uma manipulação da sua missão social. Em terceiro, caso ambos os tipos de objetivos fossem descritos como paradoxais e não cumprissem com os critérios de satisfação propostos pelos líderes da empresa, então haveria uma alteração de ambos os objetivos. Por último, se os líderes estiverem satisfeitos com os objetivos da sua organização, a não ocorrência de alterações. O trabalho desenvolvido ao longo da presente análise é único porque introduz uma nova e hierárquica visão acerca dos objetivos sociais e financeiros, mostrando duas perspetivas de gestão e sob um entendimento paradoxal, através de exemplos que demonstram ser possível manter a missão social quando os objetivos financeiros se encontram sob pressão, e pela forma única de os medir e gerir. Apresentamos uma contribuição para a literatura existente sobre as social enterprises e, especificamente, para a literatura sobre o modo como as organizações alcançam a sua missão social e aumentam os lucros.
Data do prémio | 28 jun. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Tommaso Ramus (Supervisor) |
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- Objetivos duplos
- Social
- Financeiro
- Paradoxo
- Hierarquia
- Contraditório
- Satisfação
- Medição do desempenho
- Definição de objetivos
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Ahead of different paths: how social enterprises manage their objectives
Baranyai, T. (Aluno). 28 jun. 2022
Tese do aluno