AI meets Strategic Management Consulting
: the effects of AI on the business model & value proposition of SMC firms

• Rita Maria Videira Vieira Gonzalez Lopes (Aluno)

A indústria de Consultoria de Gestão Estratégica (CGE) é um dos segmentos mais desenvolvidos da indústria de serviços profissionais. A inteligência artificial (IA) já foi introduzida em algumas consultorias, mas a sua aplicação ainda está a ganhar força e as implicações desta tecnologia, do ponto de vista estratégico, ainda são indeterminadas.O objetivo deste estudo é analisar em que medida o modelo de negócio e a proposta de valor das Consultoras de Gestão Estratégica serão afetados uma vez que a IA tenha sido introduzida nas suas operações.As tecnologias disruptivas, como big data e big data analytics ajudarão os consultores a lidar com dados estruturados e não estruturados e, portanto, os serviços que as consultorias oferecerão terão um forte componente de análise de dados. A consultora poderá não só vender conselhos de consultores, mas também ferramentas para os clientes introduzirem nas suas empresas.A implementação da IA permitirá que as empresas de SMC reduzam o custo direto dos projetos e as pequenas e médias empresas poderão aceder aos serviços de consultoria, já que o preço dos serviços é menor e, finalmente, uma mudança nas qualificações exigidas dos consultores será observada tais como o requisito de recursos de dados que será necessário para ser consultor.
Data do prémio28 jan. 2021
SupervisorPeter V. Rajsingh (Supervisor)

• Indústria de Consultoria de Gestão Estratégica
  • Inteligência Artificial