AI recommendations
: impact of product type and number of options on users’ purchase intention and attitude toward the brand

Título traduzido da tese: Recomendações de IA: impacto do tipo de produto e do número de opções na intenção de compra e atitude perante a marca dos utilizadores
  • Francisca Ribeiro (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Em tempos de crescente disponibilidade de opções e informação, a introdução de sistemas de recomendação de IA nos websites das marcas surgiu como ferramenta de guia para o processo de tomada de decisão dos utilizadores. Enquanto estes gerem a complexidade de informação para o consumidor, pouco é conhecido sobre o impacto do tipo de produto e do número de opções da recomendação na intenção de compra e atitude perante a marca dos utilizadores. Para revelar o design que conduz a melhores recomendações de IA, um estudo com a manipulação do tipo de produto e do número de opções fornecidas foi realizado. Os resultados confirmam que os sistemas de recomendação de IA adequam-se mais a produtos utilitários, em comparação com hedónicos, relativamente à intenção de compra. Relativamente ao número de opções, não existe uma solução universal. No entanto, para produtos utilitários, este estudo sugere que fornecer mais opções é benéfico para atingir níveis superiores de intenção de compra online e gerar atitudes mais favoráveis perante a marca. Tanto a familiaridade como o expertise com estes sistemas de recomendação demonstraram uma influência positiva nos resultados acima, no entanto, ainda há muito por explorar neste tópico para perceber como aumentar os níveis de intenção de compra e atitude perante a marca.
Data do prémio22 jan. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCristina Mendonça (Supervisor)

Keywords

  • Sistemas de recomendação de IA
  • Sobrecarga de escolha
  • Hedónico vs. utilitário
  • Número de opções

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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