Ajustamento ao envelhecimento no adulto mais velho
: papel dos estereótipos negativos sobre a velhice, de variáveis sociodemográficas e da perceção subjetiva de saúde

• Regina Sofia Gomes da Costa (Aluno)

Introdução: O ajustamento ao envelhecimento pode ser influenciado negativamente pelos estereótipos negativos, pelas variáveis sociodemográficas e pela perceção subjetiva de saúde dos adultos mais velhos em relação à idade nos vários domínios do ajustamento. Objetivos: Explorar a relação entre os estereótipos negativos, as variáveis sociodemográficas (sexo, idade, estado civil, escolaridade, área de residência, coabitação)e a perceção subjetiva de saúde no ajustamento ao envelhecimento.Método: Um breve questionário sociodemográfico, a Escala de Ajustamento ao Envelhecimento e o Questionário de Estereótipos Negativos relativos ao Envelhecimento foram preenchidos por 72 adultos mais velhos saudáveis, com idade média de 73.72 anos(DP = 5.85, variação = 65-91 anos).Resultados: A idade não está significativamente correlacionada com o ajustamento e osestereótipos negativos. O sexo masculino apresentou pontuações significativamente maiselevadas de Senso de Propósito e os casados de Suporte Social no ajustamento, e osindivíduos viúvos revelaram uma tendência significativa de estereótipos sobre a Saúde.Os indivíduos com menor escolaridade pontuaram níveis mais significativos de Zest e Espiritualidade no ajustamento e revelaram uma tendência significativa a estereótipos negativos em todos os fatores. Estereótipos negativos sobre a Saúde e Personalidade estão significativamente correlacionados com o fator Aging in place no ajustamento ao envelhecimento.Conclusões: As variáveis sociodemográficas, a perceção subjetiva de saúde e os estereótipos negativos não influenciam negativamente o ajustamento ao envelhecimento.
Data do prémio3 fev. 2021
SupervisorBerta Rodrigues Maia (Supervisor)

• Ajustamento ao envelhecimento
  • Estereótipos