Alcohol-free sparkling wine
: a customer segmentation and analysis of factors influencing the intention to adopt this innovation in the German sparkling wine market

Título traduzido da tese: Vinho espumante sem álcool: uma segmentação de clientes e análise dos factores que influenciam a intenção de adotar esta inovação no mercado alemão de vinhos espumantes
  • Felix von Wietersheim (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Na Alemanha, existe uma grande tendência para uma maior saúde, incluindo campanhas como o "Dry January", em que as pessoas tentam beber menos álcool (Schulz & Hanf, 2023). Como resultado, as versões sem álcool de bebidas que efetivamente contêm álcool estão cada vez mais disponíveis no mercado. No entanto, a Alemanha é, de facto, um país com um elevado consumo de álcool per capita. Nesta situação mista, o mercado do vinho espumante sem álcool está a crescer, mas ainda não há muita informação disponível sobre ele. Por conseguinte, o objetivo desta tese é saber mais sobre os clientes e, consequentemente, criar segmentos de clientes. Além disso, o objetivo é descobrir quais os factores que influenciam os potenciais clientes-alvo a adotar esta inovação. Para tal, é efectuada uma revisão da literatura sobre o tema da investigação, com base na teoria da segmentação dos clientes e da adoção da inovação, antes de se identificarem os segmentos de clientes e os factores que influenciam a adoção da inovação, com a ajuda de um inquérito quantitativo. Esta abordagem é holística, com consideração análoga de produtos inovadores relacionados, como o vinho tranquilo não alcoólico. Como resultado, esta tese contribui para a investigação, identificando quatro segmentos de clientes diferentes para o mercado do vinho espumante não alcoólico, com base em motivos de compra, tais como a inovação da bebida ou a abstinência alcoólica situacional, e prova que o género, a idade e os motivos religiosos são factores decisivos para a adoção da inovação.
Data do prémio10 mai. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRute Xavier (Supervisor)

Keywords

  • Vinho espumante sem álcool
  • Segmentação de clientes
  • Grupo-alvo
  • Adoção de inovações
  • Factores de influência

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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