Na Alemanha, existe uma grande tendência para uma maior saúde, incluindo campanhas como o "Dry January", em que as pessoas tentam beber menos álcool (Schulz & Hanf, 2023). Como resultado, as versões sem álcool de bebidas que efetivamente contêm álcool estão cada vez mais disponíveis no mercado. No entanto, a Alemanha é, de facto, um país com um elevado consumo de álcool per capita. Nesta situação mista, o mercado do vinho espumante sem álcool está a crescer, mas ainda não há muita informação disponível sobre ele. Por conseguinte, o objetivo desta tese é saber mais sobre os clientes e, consequentemente, criar segmentos de clientes. Além disso, o objetivo é descobrir quais os factores que influenciam os potenciais clientes-alvo a adotar esta inovação. Para tal, é efectuada uma revisão da literatura sobre o tema da investigação, com base na teoria da segmentação dos clientes e da adoção da inovação, antes de se identificarem os segmentos de clientes e os factores que influenciam a adoção da inovação, com a ajuda de um inquérito quantitativo. Esta abordagem é holística, com consideração análoga de produtos inovadores relacionados, como o vinho tranquilo não alcoólico. Como resultado, esta tese contribui para a investigação, identificando quatro segmentos de clientes diferentes para o mercado do vinho espumante não alcoólico, com base em motivos de compra, tais como a inovação da bebida ou a abstinência alcoólica situacional, e prova que o género, a idade e os motivos religiosos são factores decisivos para a adoção da inovação.
Data do prémio | 10 mai. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
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- Vinho espumante sem álcool
- Segmentação de clientes
- Grupo-alvo
- Adoção de inovações
- Factores de influência
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Alcohol-free sparkling wine: a customer segmentation and analysis of factors influencing the intention to adopt this innovation in the German sparkling wine market
Wietersheim, F. V. (Aluno). 10 mai. 2024
Tese do aluno