Aligning luxury with responsibility
: an in-depth study of ESG implementation and communication in Boutique Hotel

  • Emma Cioccarelli (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação explora a integração de conceitos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) na estrutura operacional de hotéis boutique, focando explicitamente no Boardwalk Boutique Hotel em Aruba como um estudo de caso exemplar. Este estudo utilizou uma estratégia investigativa dupla para se inspirar nas estruturas influentes propostas por Elkington (1997) e Porter e Kramer (2006). A pesquisa começou com um exame teórico e transitou para uma avaliação prática. O texto examina o fenômeno crescente da adoção de ESG e sua conexão com técnicas de comunicação bem-sucedidas na moldagem das atitudes dos consumidores e na promoção de uma história de marca sustentável. Esta análise é informada pelas contribuições de Kotler et al. (2010), Crane e Matten (2016) e outros estudiosos. Os resultados, obtidos através de uma combinação de avaliações quantitativas e qualitativas, mostram um apoio significativo dos consumidores às atividades ESG, sujeito a estratégias de comunicação eficazes. A importância da comunicação genuína e aberta, conforme demonstrado nos estudos de caso de Bardessono, Soneva Fushi e Hotel Verde, estende-se à transmissão eficaz da história ambiental, social e de governação (ESG), melhorando a satisfação dos clientes e garantindo a viabilidade contínua das operações no longo prazo. O foco central desta discussão é o Boardwalk Boutique Hotel, que serve como um excelente exemplo da integração do luxo com a sustentabilidade. Desafia os padrões existentes e alinha-se com as ideias de criação de valor sustentável propostas por Prahalad e Hart (2002). A avaliação, conduzida pelos critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e pelo Plano Diretor Nacional de Turismo (NTMP) de Aruba, revela um caminho para um melhor posicionamento no mercado através de táticas de marketing contemporâneas, juntamente com uma sólida dedicação à sustentabilidade e preservação do património local. No entanto, a análise do inquérito enfrentou vários limites e desafios, tais como o tamanho restrito da amostra, o potencial enviesamento das respostas e as restrições associadas à realização de um inquérito online. Esses fatores influenciaram os resultados do estudo. Apesar destes obstáculos, a pesquisa revela aspectos dignos de nota da percepção dos clientes em relação às atividades ambientais, sociais e de governança (ESG) no negócio de hotéis boutique. Isto fornece uma estrutura para estabelecimentos semelhantes no setor hoteleiro imitarem e melhorarem. Concluindo, esta dissertação incorpora de forma abrangente os princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) na indústria de hotéis boutique. Demonstra a eficácia das plataformas de marketing contemporâneas na transmissão eficaz de uma narrativa persuasiva de sustentabilidade. Além disso, estabelece um quadro robusto para promover um setor hoteleiro mais inclusivo e sustentável, adaptando-se habilmente ao cenário global em constante mudança.
Data do prémio12 dez. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Simão (Supervisor)

Keywords

  • Sustentabilidade
  • Indústria de hóteis boutique
  • Iniciativas ESG
  • Percepção do consumidor
  • Turismo sustentável
  • Aruba

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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