All you need is love and a passport
: honeymoon tourism trends and implications

• Maria Leonor de Carvalho Miranda (Aluno)

O turismo de lua-de-mel é um subtipo de turismo em torno da complexa experiência da lua-de mel e de todos os elementos que contribuem para esta experiência única, que tem vindo a crescer de forma constante ao longo da última década, com novos graus de exigência por parte dos casais. O principal objetivo desta dissertação é fornecer uma análise aprofundada dos fatores contribuintes para uma experiência favorável para casais em lua-de-mel. Os resultados recolhidos são relevantes para melhorar ativamente instituições relacionadas com o turismo, consequentemente melhorando a experiência global do casal. Nesta dissertação, a metodologia escolhida foi a metodologia qualitativa. Estes dados primários foram recolhidos através de 20 entrevistas, para recolher conhecimentos mais profundos, que foram depois avaliados utilizando o Leximancer. A literatura atual não dá resposta às motivações subjacentes dos cidadãos europeus. Compreender o que cria experiências memoráveis para os casais nas luas-de-mel, principais motivações na viagem e o que mais valorizam, é essencial para compreender o processo global de tomada de decisões e recolher informações úteis para melhorar as atuais ofertas europeias. Os casais procuram tendencialmente destinos fora da Europa, atentando à necessidade de uma viagem inesquecível, repleta de atividades e clima quente. É também inegável que os casais pretendem ter uma experiência paradisíaca e relaxante. Concluindo, as implicações práticas e teóricas reunidas nesta dissertação são úteis para instituições relacionadas globalmente com o turismo, com o objetivo de proporcionar luas-de mel inesquecíveis.
Data do prémio29 jan. 2024
SupervisorHelena Rodrigues (Supervisor)