As constantes alterações na Lei de Bases do Sistema Educativo e nas políticas e orientações do Ministério da Educação, fundamentadas em projetos de investigação de diversas origens, para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário dos alunos surdos, das quais salientamos o decreto-lei 3/2008, e a elaboração dos programas de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de Português Língua Segunda, consolidam a importância da compreensão das especificidades das crianças e jovens com deficiência auditiva.De acordo com os pressupostos vigentes, a adoção de um modelo educativo bi/multilingue confina em si mesmo a premissa de que a aprendizagem de diversas línguas contribui de forma inequívoca para o desenvolvimento da criança. Assim, entendendo as discrepâncias de percursos escolares destes alunos ou, em alguns casos, o acesso tardio a uma língua eas diferenças estruturantes entre as diversas línguas constantes do percurso escolar do aluno com surdez, nomeadamente a LGP/L1, LP/L2 e LE2/L3, torna-se pertinente determinar algumas das dificuldades na aquisição de competências intrínsecas à língua materna (LM) da maioria da população portuguesa, ou seja, o Português. Considerando a riqueza linguística dos textos literários e a estrutura da LGP, e conscientes da necessidade de limitar o campo de investigação,considerou-se necessário contribuir para a perceção das aptidões desses alunos na compreensão de textos narrativos com alguma complexidade ao nível da estrutura e da linguagem, a partir da sua leitura. Desta forma,pretendíamos determinar se estes alunos ativam os mecanismos necessários para a compreensão e apreensão adequada desses conteúdos.Para tal, elaborámos instrumentos constituídos por itens de análise de textos narrativos literários, os quais foram elaborados e selecionados de acordo com as orientações dos programas de português e os ciclos de ensino dos participantes. Assim, concebemos instrumentos para alunos surdos do 2.º e do3.º ciclo do ensino básico, num total de 22 participantes, com o intuito de determinar a capacidade desses alunos em ativar os procedimentos necessários para a antecipação, dedução ou inferência de conteúdos de um texto literário, principalmente na perspetiva imaterial e semântica de uma língua. Concluímos que o aluno surdo é capaz de interpretar corretamente elementos para textuais e, consequentemente, antecipar sentidos sobre um texto. No entanto, denotamos algumas limitações na aceção de vocábulos e expressões semanticamente polivalentes, assim como na descodificação de sentidos implícitos.
Data do prémio | 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Filomena Ponte (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial
Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos
Castro, R. D. S. (Aluno). 2012
Tese do aluno