Amanhecer
: a new dawn for Recheio?

  • Pedro Filipe Amado Flores Ribeiro (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A Jerónimo Martins (JM) era a maior cadeia de distribuição Portuguesa a actuar no mercado Português e Poláco, e mais recentemente na Colômbia. Apesar de mais de 60% das suas vendas advir do mercado externo (Polónia), o Pingo Doce e o Recheio continuavam a assumir um bom desempenho, num mercado que ao longo do tempo, via a sua atractividade diminuir. O Pingo Doce era a maior cadeia de supermercados em Portugal, que contava já com mais de 360 lojas. O Recheio cash & Carry, contava essencialmente com dois canais de escoamento para os seus produtos, o HORECA e o segmento tradicional. Graças à situação delicada da economia Portuguesa, o Recheio decidiu converter a sua “marca branca” Amanhecer, normalmente já vendida no comércio tradicional, numa parceria entre eles e os donos das mercearias chamada Lojas Amanhecer, que permitiria aos dois prosperar no mercado. Por um lado, o Recheio iria assegurar entre 60 a 80% do fornecimento destas lojas, por outro, os donos das mercearias iriam beneficiar de um conjunto de regalias e condições especiais com o Recheio e outros fornecedores de serviços. Concluindo, o objectivo deste trabalho é compreender se uma organização como a JM, que graças ao crescimento do Pingo Doce, foi indirectamente uma das responsáveis pelo fecho de muitas das lojas do comércio tradicional, poderá agora, vir a ser a resposta de que os merceeiros precisam para manterem as portas abertas.
Data do prémio7 fev. 2013
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Magalhães Guedes (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'