A Jerónimo Martins (JM) era a maior cadeia de distribuição Portuguesa a actuar no mercado Português e Poláco, e mais recentemente na Colômbia. Apesar de mais de 60% das suas vendas advir do mercado externo (Polónia), o Pingo Doce e o Recheio continuavam a assumir um bom desempenho, num mercado que ao longo do tempo, via a sua atractividade diminuir. O Pingo Doce era a maior cadeia de supermercados em Portugal, que contava já com mais de 360 lojas. O Recheio cash & Carry, contava essencialmente com dois canais de escoamento para os seus produtos, o HORECA e o segmento tradicional. Graças à situação delicada da economia Portuguesa, o Recheio decidiu converter a sua “marca branca” Amanhecer, normalmente já vendida no comércio tradicional, numa parceria entre eles e os donos das mercearias chamada Lojas Amanhecer, que permitiria aos dois prosperar no mercado. Por um lado, o Recheio iria assegurar entre 60 a 80% do fornecimento destas lojas, por outro, os donos das mercearias iriam beneficiar de um conjunto de regalias e condições especiais com o Recheio e outros fornecedores de serviços. Concluindo, o objectivo deste trabalho é compreender se uma organização como a JM, que graças ao crescimento do Pingo Doce, foi indirectamente uma das responsáveis pelo fecho de muitas das lojas do comércio tradicional, poderá agora, vir a ser a resposta de que os merceeiros precisam para manterem as portas abertas.
Data do prémio | 7 fev. 2013 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Magalhães Guedes (Supervisor) |
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Amanhecer : a new dawn for Recheio?
Ribeiro, P. F. A. F. (Aluno). 7 fev. 2013
Tese do aluno