Amazon to become the undisputed retail champion?

  • Francisco Maria Marques Batista de Morais Correia (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O objetivo da presente dissertação é analisar a potencial aquisição da Target Corporation pela Amazon.A indústria do retalho tem vindo a crescer bastante nos últimos anos, sem quaisquer sinais de abrandamento. Apesar da pandemia do Covid-19 ter contribuído para acentuar a mudança global de retalho físico para “online”, a aquisição proposta é considerada como viável para uma empresa como a Amazon.De forma a poder tirar partido dos seus resultados notáveis de 2020 e a enfatizar a sua posição de líder mundial na sua indústria, é proposta uma forte entrada na indústria de retalho físico norte-americana, denunciada pela aquisição da Whole Foods em 2017.A aquisição seria uma resposta ao Walmart, o principal competidor da Amazon nos Estados Unidos, que tem vindo a capturar uma quota de mercado considerável no retalho “online”.A licitação recomendada é de $202.60 por ação, que inclui 27% de prémio de aquisição acima do valor de mercado no dia 11 de dezembro de 2020. Este valor justificado por sinergias líquidas de $37,369.É esperado que a transação seja de forma amigável e que a oferta seja composta por dinheiro, financiando 60% pelas reservas da Amazon e 40% pela emissão de dívida. Os acionistas da Amazon podem potencialmente capturar $15,800 milhões e uma acreção de 27.5% ainda em 2020.
Data do prémio2 fev. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAntónio Borges de Assunção (Supervisor)

Keywords

  • E-commerce
  • Fusões e aquisições
  • Retalho

Designação

  • Mestrado em Finanças

Citação

'