Amigos e inimigos do povo
: a educação patriótica e a propaganda nacionalista chinesa (1984-1999)

Tese do aluno

Resumo

Nas décadas de 1980 e 1990, devido a mudanças sociais e políticas drásticas, o Partido Comunista Chinês lançou uma ‘Campanha de Educação Patriótica’ com o objetivo de legitimar o seu regime entre as gerações mais jovens. Neste contexto, uma série de manuais escolares novos, atividades curriculares e extracurriculares, e produções mediáticas nacionalistas foram feitas sob o controlo do Departamento Central de Propaganda. Esta tese estuda dois conjuntos de manuais escolares do ensino primário da disciplina de Literacia Chinesa e uma série de desenhos animados criada no contexto da Campanha de Educação Patriótica. O seu objetivo é o de revelar a relação entre propaganda e educação na RPC e as representações dos ‘heróis’ e dos ‘inimigos’ criados pelo Partido Comunista Chinês. Com este objetivo em mente, utilizo os métodos de análise do discurso e de análise multimodal. Segundo a presente investigação, os conceitos de propaganda e educação no contexto da RPC são ontologicamente permutáveis. O governo implementou o sistema de educação com o fim de realizar propaganda pró-regime, e todas as campanhas de propaganda na RPC foram realizadas em nome de e por meio da educação. Os principais ‘heróis’ criados nesta campanha são líderes chineses e estrangeiros do Partido Comunista, assim como figuras chinesas e estrangeiras relacionadas com diversas revoluções sociais, muitas das quais são também comunistas. Pelo contrário, os ‘inimigos’ criados nesta campanha, que são principalmente os ‘anti-revolucionários’ feudais e nacionalistas e os invasores imperialistas e estrangeiros cruéis, especialmente os japoneses. Todos estes grupos têm representações negativas. No entanto, existe também alguma ambiguidade nas narrativas sobre uma série de ‘heróis’ e ‘inimigos’, tais como Sun Yat-Sen e os Estados Unidos. Esta ambiguidade deve-se possivelmente à relação política e económica entre a RPC e os países ou regiões envolvidos durante este período de tempo, bem como às diferenças de narrativas e memórias coletivas criadas sobre os mesmos acontecimentos históricos por cada uma das partes.
Data do prémio3 abr. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNelson Ribeiro (Supervisor)

Keywords

  • Propaganda
  • Educação
  • Nacionalismo
  • Heróis
  • Inimigos

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Comunicação

Citação

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