Análise de erros em contexto da Interlíngua com turma bilingue de PLNM

• Weng Kuan Choi (Aluno)

No presente trabalho, visamos estudar o contexto dos alunos bilingues chinês-português de PLNM da turma atribuída no nosso estágio pedagógico, do ponto de vista da Interlíngua,através de análise de erros num corpus que recolhemos. Assim, a presente investigação incide sobre os resultados das nossas análises quantitativas de erros recolhidos do corpus.Além de apresentar várias teorias com base em pressuposições teóricas apresentadas por ordem cronológica, também descrevemos brevemente a situação do PLNM em Macau,juntamente as características principais da situação linguística da cidade. Constatamos que, após uma série de sequência didáticas lecionadas no nosso estágio pedagógico, embora osalunos tenham demonstrado um desempenho bastante notável ao nível A2/B1, ainda precisavam de aperfeiçoamento de expressão da língua portuguesa, sobretudo ao nível da expressão escrita. Tendo em conta a perspetiva principal da interlíngua, poderemos entender que são precisas uma estruturação e sistematização para os alunos referidos melhorarem a sua coerência e rigor linguístico, no que toca especialmente à eliminação de fossilização dos erros de competência e, ao mesmo tempo, as falhas de performance tal como a define Chomsky (1965).
Data do prémio11 jan. 2021
SupervisorMaria Filomena Capucho (Supervisor)

• Análise de erro
  • Interlíngua