An analysis of a multigenerational workforce and their preference for the servant leadership style

• Payam Kolayei Alipour (Aluno)

A premissa desta dissertação é que as forças de trabalho multigeracionais estão a tornar se a norma, e é crucial liderá-las adequadamente com base nas preferências geracionais dos empregados. Além disso, em tempos de conduta imoral no trabalho, é vital um líder servo que sirva os seus seguidores e evite comportamentos imorais. Portanto, este documento visa examinar as preferências dos Baby Boomers das Gerações, X e Y, pelo estilo de liderança dos empregados, autonomia e apoio. Esta dissertação utiliza investigação secundária para identificar as características dos Baby Boomers das Gerações, X, e Y, e ilumina ainda mais a teoria do estilo de liderança serviçal. Os resultados da parte teórica desta dissertação demonstraram uma preferência entre as gerações que procuram um líder serviçal e autonomia e apoio dos seus supervisores. Uma experiência de questionário em linha foi concebida para a parte empírica da pesquisa. Foram recolhidas informações de 92 empregados de diferentes indústrias e coortes geracionais para analisar as potenciais preferências pelo estilo de liderança do empregado, autonomia e apoio. A análise quantitativa confirma uma preferência relativamente ao estilo de liderança dos funcionários do Gen Y. Não houve preferências entre os coortes geracionais relativamente à autonomia. Contudo, o Gen Y demonstrou uma preferência por receber apoio do seu líder. As conclusões desta dissertação têm implicações práticas, bem como sociais. Os gestores existentes e os novos gestores podem receber formação correspondente às preferências geracionais e as empresas actuais podem minimizar conflitos de trabalho desnecessários e ser globalmente mais eficientes.
Data do prémio15 out. 2020
SupervisorMarco Tulio Zanini (Supervisor)

• Baby boomer
  • Servant leadership