An empirical analysis of multichannel shopping for grocery products
: the effects of personality traits across online and offline channel usage

  • Kerstin Holzinger (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Durante os últimos anos, as estratégias de entrada de mercado aumentaram com inovadores métodos de alcance ao consumidor final. No Reino Unido, o setor de supermercados vivenciou uma extensa proliferação de canais de acesso ao consumidor, resultando em um novo fenômeno de compra chamado multicanal. É imperativo para gerentes entender o que motiva consumidores na escolha de canais para que seja possível desenvolver os canais adequados de venda. Esta dissertação investiga a influencia de traços de personalidade na escolha de canais nas seguintes fases de compra: procura de informações, compra e entrega. Os traços de personalidade investigados são as variáveis que variam em nível pessoal e situacional e foram baseadas no Modelo de Cinco Forças e traços adicionais gerados. A investigação fornece também uma segmentação de clientes que considerando o comportamento multicanal recentemente adotado. Resultados sugerem que traços globais e situacionais tem impacto na escolha de canal adotada durante as fases de compra. Conveniência, percepção de valor e percepção tem grande impacto no uso do canal de loja física para procura de informação e compra. Utilidade da tecnologia foi encontrada como motivador para informação online. Salienta-se que percepção e conveniência impactam diretamente na adoção de um canal para compra e entrega. Em resumo, foram identificados três segmentos sendo um focado na tradicional compra em loja e dois segmentos multicanais.
Data do prémio19 out. 2016
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDaniel Fernandes (Supervisor)

Keywords

  • Compra multicanal
  • Compra online
  • Supermercados
  • Modelo de personalidade hierárquica
  • Traços de personalidade
  • Traços globais
  • Traços situacionais
  • Modelo Cinco Forças

Designação

  • Mestrado em Gestão: Programa Internacional

Citação

'