Durante os últimos anos, as estratégias de entrada de mercado aumentaram com inovadores métodos de alcance ao consumidor final. No Reino Unido, o setor de supermercados vivenciou uma extensa proliferação de canais de acesso ao consumidor, resultando em um novo fenômeno de compra chamado multicanal. É imperativo para gerentes entender o que motiva consumidores na escolha de canais para que seja possível desenvolver os canais adequados de venda. Esta dissertação investiga a influencia de traços de personalidade na escolha de canais nas seguintes fases de compra: procura de informações, compra e entrega. Os traços de personalidade investigados são as variáveis que variam em nível pessoal e situacional e foram baseadas no Modelo de Cinco Forças e traços adicionais gerados. A investigação fornece também uma segmentação de clientes que considerando o comportamento multicanal recentemente adotado. Resultados sugerem que traços globais e situacionais tem impacto na escolha de canal adotada durante as fases de compra. Conveniência, percepção de valor e percepção tem grande impacto no uso do canal de loja física para procura de informação e compra. Utilidade da tecnologia foi encontrada como motivador para informação online. Salienta-se que percepção e conveniência impactam diretamente na adoção de um canal para compra e entrega. Em resumo, foram identificados três segmentos sendo um focado na tradicional compra em loja e dois segmentos multicanais.
Data do prémio | 19 out. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Daniel Fernandes (Supervisor) |
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- Compra multicanal
- Compra online
- Supermercados
- Modelo de personalidade hierárquica
- Traços de personalidade
- Traços globais
- Traços situacionais
- Modelo Cinco Forças
- Mestrado em Gestão: Programa Internacional
An empirical analysis of multichannel shopping for grocery products : the effects of personality traits across online and offline channel usage
Holzinger, K. (Aluno). 19 out. 2016
Tese do aluno